Bacharelado e licenciatura. Qual a diferença?
23/12/2020 15:17 em Educação

Quando chega o momento de escolher qual faculdade cursar, muitas são as dúvidas e indecisões acerca da melhor escolha. 

Além de decidir sobre a carreira desejada, algumas pessoas se deparam com dois nomes que muitas vezes não sabem o significado: bacharelado e licenciatura. 

Essas duas denominações são tipos de graduação, que podem ter ligação com o mesmo curso e área estudada, mas que definem o rumo de como será a atuação do profissional.

Maria Cristina Bento, Pedagoga e Doutora em Educação e Tecnologia explica a diferença entre as duas vertentes: 

“Vamos utilizar como exemplo um engenheiro químico e um professor de química. O engenheiro químico fez o curso de bacharelado e o professor uma licenciatura, então assim, o engenheiro só poderá dar aula se ele fizer licenciatura e o professor vai poder exercer engenharia se cursar engenharia também”. 

Desse modo, a licenciatura é voltada para quem deseja seguir o ramo educacional, tendo o benefício de poder dar aula, trabalhando até mesmo em empresas que necessitam desse tipo de atividade. O bacharel já possui um leque mais amplo de opções, mas que, no entanto, exigem um grande aperfeiçoamento. 

Maria Cristina conta que uma dica para quem possui dúvidas sobre qual das opções é a melhor alternativa, é ouvir profissionais da área e perceber quais são as habilidades e competências desempenhas. A partir disso, é necessário analisar qual opção se identifica mais, levando em conta fatores que mais se assemelham a seus gostos.  

“É muito importante pensar que se escolhe um curso para ter uma formação, para exercer uma profissão e isso precisa ser prazeroso, não pode ser um fardo”- concluiu Maria Cristina. 

 

Fonte: Unifatea

Imagem: Jeswin Thomas on Unsplash

Por: Larissa Donadão Pereira – aluna do 4º período de Jornalismo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!