Dengue em Lorena
17/04/2019 08:05 em Saúde

A Secretaria de Saúde de Lorena está em estado de alerta em relação ao aumento dos casos de dengue no município. De acordo com levantamento realizado pelo departamento de vigilância epidemiológica no último dia 12 de abril, foram registradas, desde janeiro, 199 notificações, das quais 66 foram confirmadas e 12 aguardam realização de exames para confirmação. Até o momento, todos os casos apontados pelo relatório são autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade em que se realiza o atendimento médico.

 

Operação Cata-Treco

A Prefeitura tem movido esforço contínuo por meio das Secretarias de Saúde e de Serviços Municipais, a fim de conscientizar os moradores sobre a necessidade de redobrar os cuidados domésticos. Uma das medidas é a operação cata-treco nos bairros. O serviço já passou nos bairros São Roque, Cecap e Vila dos Comerciários I e, na atenderá o bairro Santo Antônio no dia 22 deste mês.

O objetivo do Cata-Treco é identificar possíveis focos de criação do Aedes Aegypit e providenciar a eliminação deles. Para isso, equipes das duas secretarias têm visitado as residências. Além de identificar e eliminar os possíveis focos, os agentes prestam orientações aos moradores sobre como prevenir o surgimento de criadouros do mosquito. O serviço é para remover objetos que possam acumular água, como potes, baldes, pratinho pingadeira, tampas, garrafas, recicláveis. Materiais como entulhos de construção, eletrodomésticos e podas de árvore devem ser descartados nos meios apropriados, como o serviço de caçamba.

 

Avaliação de densidade larvária

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é o vetor da Zyka, chikungunya e febre amarela, e segundo a última avaliação de densidade larvária, que mede o percentual de focos de criação do mosquito por imóvel, foram indicado que 7 a cada 100 imóveis apresentaram algum foco. Desde então, a prefeitura tem tomado iniciativas, como a operação cata-treco, com o intuito de minimizar a ação do Aedes Aegypit. Uma nova ADL foi realizada neste mês, entre os dias 8 e 11, e novos dados devem ser divulgados em breve.

 

Veja sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypit

 

Febre Amarela: febre alta, mal-estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios.

 

Dengue: febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, também podem haver manchas vermelhas no corpo e coceira.

 

Zika: recente no Brasil e que tem provocado muita preocupação, principalmente nas gestantes, pelo fato de estar sendo associada às ocorrências de microcefalia em recém-nascidos. Sintomas: febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, em algumas pessoas pode não ter nenhum sintoma.

 

Chikungunya: doença que ocorre junto com a dengue e cujos sintomas se confundem: febre alta súbita, dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço.

 

Ao apresentar estes sintomas, procure o médico mais próximo. Não se esqueça: Com saúde não se brinca. Receba os agentes de Saúde da Prefeitura em sua casa e ajude a eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Prefeitura de Lorena

 

Imagem: Internet 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!