Lorena em estado de risco de epidemia de Dengue
20/02/2019 08:15 em Saúde

O Departamento de Vigilância Epidemiológica atua na fiscalização e vistoria de imóveis e terrenos a fim de identificar e eliminar pragas e vetores de doenças, dentre eles o Aedes Aegypti. Neste mês de janeiro, a ADL realizada obteve índice de 6,9. Na prática, o índice aponta que cerca de 7 a cada 10 imóveis apresentaram focos de criação do mosquito. Isso coloca o município em estado de risco de epidemia para doenças como a Dengue, Chikungunya, Zyka Virus e Febre Amarela.

Em comparação a última medição, realizada em outubro de 2018, foi registrado aumento de 3 pontos. A medição de outubro apresentou índice de 3,9. Lorena não tem nenhum caso registrado desde abril de 2017. O índice, no entanto, serve para alertar a população sobre a necessidade de se redobrar os cuidados para que tais epidemias não se alastrem pelo município.

Com o olhar atento ao resultado da ADL, a Secretaria Municipal de Saúde informa que tem intensificado os trabalhos de vistoria com o intuito de eliminar possíveis criadouros domésticos e orientar os moradores sobre quais procedimentos devem ser adotados. Os imóveis que apresentam situação de maior risco são notificados e informados à Vigilância Sanitária, que tem poder de autuação. Em situações extremas, o proprietário ou o morador do imóvel pode ser multado.

Segundo o relatório da ADL, os bairros que apresentaram maiores índices são: Centro, Vila Passos, Vila Brito, Vila Zélia, Parque das Rodovias, Santo Antônio, Olaria, Bairro da Cruz, Cidade Industrial, CECAP e Novo Horizonte. As vistorias detectaram que a maior parte dos focos do mosquito estavam em ralos, esgoto, latas, frascos e plásticos reutilizáveis e pratos de plantas.

 

Publicado por Guilherme Costa 

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Prefeitura de Lorena

Imagem: Divulgação Prefeitura de Lorena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!