Lixo: O maior vilão dos alagamentos
06/02/2019 07:59 em Cidadania

Com as altas temperaturas registradas neste verão, a cidade tem sido atingida por chuvas de grande intensidade e o risco de alagamento e enchente é maior.  O descarte irregular de lixo, o depósito de areia e pedra brita nas calçadas são os principais fatores que contribuem para o entupimento das bocas de lobos  provocando alagamentos e transbordamento de córregos e rios o que agrava a situação, além da agressão ao meio ambiente.

De acordo com a Lei Municipal nº3.476, de 2011, é proibido expor, descarregar nos passeios, canteiros, ruas, jardins e demais áreas de uso comum público, entulhos, terras ou resíduos sólidos de qualquer natureza. Para materiais inservíveis e de construção você pode contratar o serviço de aluguel de Caçamba e dividir o custo com vizinhos para otimizar os gastos.

Em Lorena, além do trabalho de fiscalização e conscientização com o comércio e população, a Prefeitura possui o Aterro de Resíduos Sólidos e Inertes, localizado próximo ao bairro Novo Horizonte. O local recebe materiais de construção, demolição, reformas, reparos de pavimentação de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos, (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto). Para utilizar, as empresas devem realizar cadastro na Secretaria de Meio Ambiente, informações pelo telefone (12) 3157-2619. Já para denúncias de depósito irregular destes resíduos durante o período de construção, ligue no setor de Fiscalização no telefone (12) 3185-3019.

 

Publicado por Müller Silva

Estagiário de RTVI - Inova Fm

Fonte: Prefeitura de Lorena

Imagem: Divulgação Prefeitura de Lorena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!