“Dia S” - Guaratinguetá recebe caravana da solidariedade
26/03/2024 18:25 em Saúde

No próximo sábado, dia 06 de abril, acontecerá na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, no Centro, em Guaratinguetá, o “DIA S”. O evento tem início às 9h, e tem como objetivo promover a solidariedade e a consciência da sustentabilidade, por meio de serviços diversos de saúde, educação e formação. É uma realização do Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá.

A iniciativa é possível graças à colaboração entre alunos, professores, colaboradores e parceiros. O evento conta com missão, carreata, lanches comunitários, plantio de muda, interação com a população, serviços e atendimentos gratuitos para a população, dança, educação, livros, músicas, entrega da chave e muito mais.

Curiosidades – Para envolver comunidade acadêmica e munícipes, damos início hoje às reportagens especiais sobre r a história e curiosidades de Guaratinguetá.

Conhecida como “Terras das Garças Brancas”, no final do século XVI os primeiros portugueses que passavam acompanhados pelos índios, buscavam ouro e pedras preciosas na cidade de Guaratinguetá, seguindo para as regiões além da Serra da Mantiqueira. Por isso na bandeira, estão três garças voando em ascensão, sendo símbolo da cidade.

A região ficou conhecida pela grande quantidade desses animais, o que gerou o nome do município em tupi-guarani (de “guyrá”, pássaro e “tinga”, branco e “etá”, muitos). O local, antes de se tornar um município, começou a ser povoado em 1628. Em meados de 1630, na atual matriz, foi erguida uma capelinha feita de pau a pique e coberta de sapé, sob a invocação de Santo Antônio, padroeiro da cidade. No dia 13 de junho deste mesmo ano, a data dedicada ao padroeiro, marca oficialmente a fundação de Guaratinguetá.

Em 13 de fevereiro de 1651, com a abertura da estrada, o povoado é elevado a Vila pelo Capitão Domingos Luiz Leme, proprietário de um lote de terra, e erigido o pelourinho. O documento foi levado ao capitão-mor Dionísio da Costa, que aprovou a licença para a criação da vila Santo Antônio de Guaratinguetá, com a eleição da primeira Câmara Municipal. A Cidade destacou-se como uma das principais vilas da Capitania no Vale do Paraíba, pela sua privilegiada localização por conta do ouro e do açúcar, fatos de especial significância religiosa.

Nesta mesma época, a vila recebeu uma casa de Quintos de Ouro, que depois passou para Paraty, Rio de janeiro. Em 1739, nasce o primeiro brasileiro-nato beatificado pelo Vaticano, em 25 de outubro de 1998, Frei Antônio de Sant`Anna Galvão, que foi canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.  

Hoje, a cidade é bem desenvolvida, com escolas de Especialidades de Aeronáutica, o Campus da UNESP, FATEC E UNIVESP, além de Shopping e o aeroporto Edu Chaves.

 

CURIOSIDADES

                      Guaratinguetá é conhecida como a terra das garças brancas, devido à grande quantidade desses animais na região, o que inspirou o nome do município em tupi-guarani.

                      Em 1739, nasceu o primeiro brasileiro-nato beatificado pelo Vaticano, Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI.

                      Em 1848, nasceu Francisco de Paula Rodrigues Alves, um dos políticos mais influentes do país, que foi presidente da República e deixou um grande legado em Guaratinguetá e no Brasil.

                      No século XIX, Guaratinguetá teve destaque regional na imprensa com o jornal “O Mosaico” e também registrou desenvolvimento educacional, cultural e econômico, incluindo a produção de café.

                      Em 1887, a cidade se tornou um marco divisor na história com a chegada da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro.

             

André Brazil

Estagiário – CECOM

 

COMENTÁRIOS