Carreta da mamografia: 590 atendimentos em Lorena
23/04/2019 08:05 em Saúde

A passagem da carreta da mamografia em Lorena foi um sucesso! Desde sua chegada, em 02 de abril, até sua saída no dia 18, o serviço atendeu cerca de 590 mulheres de 35 a 69 anos de idade, realizando nelas 588 MAMOGRAFIAS E 10 ULTRASSONS.

A carreta da mamografia faz parte do programa “Mulheres de Peito”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com as prefeituras, e tem o objetivo de detectar precocemente o câncer de mama, para que as mulheres possam iniciar o tratamento em tempo hábil.

A vinda do programa “Mulheres de Peito” para Lorena foi resultado de uma parceria da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde.

 

Câncer de mama

A OMS estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

 

Iniciativas de combate ao câncer em Lorena

A vinda da carreta da mamografia foi vista com bom grado pela vice-prefeita de Lorena, e também presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marietta Bartelega, que reconheceu o serviço como uma forma de integrar o trabalho já realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Nosso objetivo é justamente de incentivar todas as mulheres a se cuidarem mais, impactando diretamente na qualidade de vida e longevidade. Agradeço o empenho de nossa secretária de saúde, Imaculada, do vereador e parceiro nesta causa Beto Pereira e Governo do Estado, por mais esta conquista”

A cidade de Lorena realiza duas atividades fixas que visam reforçar os cuidados e atendimento preventivos de saúde. A campanha de prevenção ao câncer, que acontece no mês de maio, com exames clínicos de mama, boca, pele, preventivo ginecológico e próstata, e o mutirão contra o câncer de mama, em outubro, que oferece exames clínicos de mama, papanicolau, agendamento de mamografia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. As atividades são organizadas pelo Fundo Social e Secretaria de Saúde, com atendimento anual a centenas de Lorenenses. Além dessas atividades, as mulheres podem contar com o atendimento efetivo realizado pelas unidades de saúde do município.

 

Publicado por Guilherme Costa

Estagiário de Jornalismo - Inova FM 

 

Fonte: Prefeitura de Lorena

 

Imagem: Divulgação Prefeitura de Lorena

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!